Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Couepia joaquinae Prance CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: B2ab(iii,iv)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Couepia joaquinae é uma espécie arbórea conhecida somente para o Estado do Amapá, em área protegida composta por Floresta de Terra Firme, com AOO de 8 km². O material botânico foi determinado por Prance em sua monografia e aceito em estudos posteriores tendo, portanto, a taxonomia bem definida. Porém, pouco se sabe sobre os aspectos ecológicos da espécie. A localidade das coletas é ameaçada pelo cultivo da mandioca e pela atividade mineradora, configurando-se assim uma situação de ameaça para a espécie. As ameaças incidentes ocorreram no passado recente, mas anterior às datas das coletas (década de 80), de modo que é possível inferir que houve perda de subpopulações em torno da área protegida e que o desmatamento alterou a qualidade do hábitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Couepia joaquinae Prance;

Família: Chrysobalanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Estado Amapá (Sothers, 2012).

Ecologia

A espécie é uma árvore com 20-30 m de altura. Ocorre sobre latossolo argiloso de floresta de terra firme (Prance; Sothers, 2003)

Ameaças

1.1.1.3 Agro-industry farming
Severidade medium
Detalhes No Estado do Amapá, a Mandioca é o cultivo agrícola mais importante do Estado. Geralmente ele é feito através do sistema de agricultura migratória. Áreas de mata de terra firme são derrubadas e queimadas, para que a cultura possa ser beneficiada com a fertilidade proporcionada pela queima da vegetação (Mattos; Bezerra, 2003).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes A mineração no Estado do Amapá é uma atividade degradadora. tem como principal mineral explorado o Manganês. Somado a falta de planejamento e fiscalização estatal, a mineração ainda esta presente (Simões, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em Perigo" (CR) segundo a Listavermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na unidade de conservação (SNUC) Reserva Florestal Felipe, AP (CNCFlora, 2011)

Referências

- SOTHERS, C. Caryocaraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Chrysobalanaceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- PRANCE, G. T.; SOTHERS, C. A. Chrysobalanaceae 2: Acioa to Magnistipula, Species Plantarum. Australian Biological Resources Study, 2003. 1-268 p.

- MATTOS, P. L. P.; BEZERRA, V. S. Cultivo da Mandioca para o Estado do Amapá in Sistemas de Produção. Disponivel em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_amapa/index.htm>.

- SIMÕES, H. C. G. Q. A HISTÓRIA E OS EFEITOS SOCIAIS DA MINERAÇAO NO ESTADO DO AMAPÁ. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 2, p. 14, 2009.

- GUIMARÃES, E. F.; MEDEIROS, E. S. Chrysobalanaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Couepia joaquinae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Couepia joaquinae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 19:22:09